As empilhadeiras trazem uma grande agilidade para o setor logístico, tornando mais fácil e rápida a movimentação de suas cargas dentro do armazém. No momento em que a sua empresa decide aderir a estas máquinas, é normal surgirem dúvidas como, “qual tipo de empilhadeira optar?”, “escolher aluguel ou compra?”, “qual a melhor marca?”, dentre outros questionamentos. Neste texto, explicaremos os tipos diferentes de empilhadeiras, bem como porque o aluguel pode ser mais atrativo para a sua empresa.
Basicamente temos empilhadeiras elétricas e movidas à combustão que utilizam combustíveis diferentes, cada uma gerando um impacto variado.
1.1 Gestão
A empresa que opta pela locação da LIFTONE, deixa de gastar seu tempo e capital com a gestão das empilhadeiras. Isso ira poupar que você tenha que se preocupar com a qualidade da empilhadeira, deste modo, facilitando para controlar o orçamento da empresa, além de estar ganhando tempo para priorizar outras áreas do seu empreendimento.
1.2 Manutenção
A manutenção de empilhadeiras é indispensável para garantir o bom funcionamento delas. O ideal é que todo equipamento passe por manutenções preventivas regulares a fim de evitar que a empresa venha a ter gastos futuros com manutenção corretiva, que podem vir a ter gastos ainda maiores.
Com o aluguel de empilhadeiras, a sua empresa não precisará se preocupar com a manutenção, uma vez que isso será parte do trabalho realizado pelos especialistas da locação, que otimizará o tempo, poupando gastos e proporcionando o máximo de aproveitamento da sua máquina.
Isso é reforçado com a prontidão de 24 horas por dia, contando com especialistas, prontos para qualquer imprevisto ou urgências para que a sua máquina nunca fique inoperante.
1.3 Sem compra e revenda
Ao optar pelo aluguel de empilhadeiras, automaticamente você deixa de lidar com todo o processo de revenda da máquina. Dependendo do fluxo de caixa e da quantidade de capital que a sua empresa tem disponível, a compra pode impactar em uma grande quantidade de capital, sendo assim inviável.
Tentando revender, pode-se encontrar dificuldades, como na demora de aparecer interessados e com a desvalorização da empilhadeira, pois a tecnologia está em constante evolução.
Diante do aluguel de empilhadeiras, temos dois principais tipos de máquinas, as elétricas e as movidas a combustão, cada uma com suas vantagens e objetivos de uso.
2.1 Vantagens das empilhadeiras elétricas
Optando pelo aluguel das empilhadeiras elétricas são uma das mais usadas, pois não utilizam combustíveis convencionais, e sim, baterias que podem ser carregadas com energia elétrica.
Empresas que são ecologicamente mais corretas, utilizam deste tipo de empilhadeira por não poluírem o meio ambiente, sendo também mais fácil o estoque de baterias, pois combustíveis convencionais ocupam mais espaço.
O seu tamanho favorece em ambientes mais confinados, podendo operar em lugares pequenos e sem se preocupar com a poluição do lugar.
2.2 Desvantagens das empilhadeiras elétricas
A manutenção deste tipo de máquina é mais difícil e exige maior conhecimento e experiência, sendo necessário um especialista na manutenção, mas esse problema é resolvido com o aluguel, como já foi explicado antes.
São menos potentes, tendo menos força e estabilidade para algumas cargas e terrenos, é necessária atenção neste ponto.
A falta de versatilidade de combustível pode deixar elas inoperantes por um período de tempo, pois o único modo de faze-las funcionar é exclusivamente através de sua bateria.
2.3 Vantagens das empilhadeiras a combustão
Com o aluguel de empilhadeiras a combustão, você garante força para cargas mais pesadas e estabilidade em terrenos menos favoráveis.
São máquinas mais robustas, com o objetivo de manipular as cargas mais pesadas dentro de um armazém. Por serem de transmissão manual, se obtém maior estabilidade no terreno, mas isso depende do profissional que estará operando o equipamento.
As empilhadeiras a combustão possuem ainda a versatilidade de combustível, uma vez que podem ser abastecidas com gasolina, diesel ou mesmo gás GLP. Com a versatilidade, na falta de algum combustível, você terá outras opções, podendo assim salvar a sua produção naquele dia. O gás GLP se destaca por ser o menos poluente, necessitando apenas de pouca ou nenhuma mudança na ventilação por conta dos gases poluentes.
2.4 Desvantagens das empilhadeiras a combustão
Por serem máquinas mais robustas, deve-se ter muita atenção no espaço e local que as máquinas irão operar. Elas ocupam mais espaço, o que pode não ser viável dependendo o tamanho do armazém.
Com a emissão de gases tóxicos, é necessário rever o sistema de ventilação, o local tem que estar bem ventilado, caso contrário poderá causar danos à saúde dos colaboradores.
Também por conta da emissão de gases tóxicos, empilhadeiras a combustão causam danos ao meio ambiente.
A LIFTONE Locações está no mercado de reparo e aluguel de empilhadeiras desde 2013 e ao longo desta jornada já conseguiu mudar para melhor a realidade de muitas empresas por meio da prestação de serviços de qualidade. Contando com uma frota de equipamentos de alto padrão e uma equipe especializada no suporte e manutenção das máquinas, visamos detectar as necessidades de nossos clientes e oferecer a melhor solução logística possível para o seu empreendimento. Venha conhecer nossas empilhadeiras e otimize sua rotina de trabalho!